Quinta-feira, 1 de Junho de 2006

- Editorial de Maio/Junho

     Amigo pré,

     Depois deste ano de caminhada, em que fomos desafiados a andar na companhia de Jesus, aprendendo a ser como Ele em tudo, é chegada a hora de parar para avaliar o caminho percorrido. Não se trata de fazer uma avaliação, como quem faz um balanço de uma empresa no final do ano, mas sim de reconhecer e dar graças a Deus pelas maravilhas que o Senhor fez em nós.

      Ao escrever-vos, após ter celebrado a Eucaristia e interpelado por esta palavra do Senhor ao profeta Elias: “Sai, permanece no monte à espera do Senhor”, pareceu-me oportuno partilhar convosco este desafio: De que modo o Senhor se manifestou ao longo deste ano? Como e quando se pôs comigo a caminho? Quais os sinais da sua presença e dos seus desafios na minha vida?

     Na certeza, de que o Senhor, tal como ao profeta Elias, não se revela em acontecimentos grandiosos e espectaculares mas sim no murmúrio da brisa suave, somos convidados a reconhecer os sinais da obra silenciosa que o Senhor está a fazer em nós. Torna-se, portanto, imprescindível converter o nosso olhar, de modo a poder contemplar a presença misteriosa de Deus na nossa vida, os desafios contínua e constantemente por Ele propostos, e, por outro lado, reconhecer a nossa confiança nos passos dados ou a falta de coragem nos passos adiados.
Tal como ao profeta Elias, o Senhor diz-te hoje:
SAI…
… dos teus esquemas que te impedem de ver mais alto e mais longe!
… dos teus projectos e sonhos que reduzem o horizonte da tua vida!
 … dos teus medos que te inibem de O seguir!
PERMANECE NO MONTE…
… onde o Senhor se fez presente, e fez caminho contigo ao longo deste ano!
… onde o Senhor te falou, e te desafiou a novos rumos!
… onde o Senhor te quer tornar semelhante a Ele!
À ESPERA DO SENHOR…
… para contemplar e agradecer a obra que Ele está a fazer em ti!
…mas, sobretudo, para com Ele pores a render os dons que recebeste, segundo a vontade de Deus, para que dêem fruto e fruto em abundância!
 
      Pois então,
      “Sai, permanece no monte à espera do Senhor”!
 Pe Filipe
publicado por preseminariolisboa às 17:04
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Desconhecido a 21 de Julho de 2006 às 23:21
A todos vós, meus irmãos queridos,

Como poderei agradecer-vos tudo?! Deus concedeu-me conviver, relacionar, ou melhor, entrar na intimidade de cada um de vós. Toda a minha vocação foi-me revelada por Deus através de vós, através das vossas palavras, dos vossos actos, da forma cada vez mais profunda com que me interpelastes, com que me convertestes e de como me levaram a pensar cada vez mais profundamente no chamamento do Senhor da minha vida.
Quantas palavras correm na minha mente para vos dizer tudo o que quero! Um turbilhão de ideias, de pensamentos, de momentos, tudo, mas mesmo tudo, dom de Deus para mim, para a vida que Ele mesmo me deu! Deu-ma através dos meus pais, pelo seio da minha mãe fui gerado, pelos dois amado, criado e educado, mas a plenitude da busca das realidades infinitas foram-me reveladas pela comunidade cristã em que fui inserido, pela graça de Deus, para buscar a relação com Deus, com Aquele Jesus Cristo que me ama desde sempre, e que me reservou um projecto, único, autêntico e irrepetível enquanto for conforme ao Seu chamamento. Quantas vezes pus à prova a unicidade desse projecto de Deus, quando me afastei dele; quanto fugi (com medo) ao que Deus me chamava. Mas Deus, meu Pai, não me abandona, e como Supremo Pastor, apresentou-me aqueles que, enviados por Ele, eram pastores unidos a Cristo, e reconduziram-me ao caminho do Senhor. Nesse caminho, mais uma vez por graça de Deus, fui reinserido, naquele ninho gerador que é a autentica comunidade cristã, que, alimentada do Pão do Céu, é dinâmica e única, relativa ao meio em que se encontra inserido, mas que se mantém fiel a todos os ensinamento de Deus, que se revelam por Jesus Cristo, através do Espírito Santo no seio da Sua Igreja, real imagem da união da Santíssima Trindade.
A vocação, dom de Deus, foi-me revelada pelo Espírito Santo que age no seio das comunidades, e essa revelação foi-me dada a conhecer de uma forma que me abalou, um total golpe de Amor de Deus para com o Seu povo, quando me chamou ao Sacerdócio, a participar no real e único Sacerdócio de Cristo, pelo Seu grande amor pelos Seus filhos. Fez-me Seu sacramento, para ser Sua real imagem no meio do mundo, não só para O representar, mas tomar verdadeiramente a Sua Pessoa, no mais divina e humana que tem, Ele, que juntou toda a fraqueza humana e toda a omnipotência divina, sem retirar nada a nenhuma delas, e assumindo-as totalmente, elevando-se mais tarde, e elevando com Ele devido à união, a Natureza humana, tantas vezes fraca, à plenitude divina. E essa ascese, é a missão principal dos Sacerdotes, o elevar as almas a Cristo, levá-las para Deus, ser sinal do Amor de Deus, que quer juntar todos na relação do Pai com o Filho no Espírito Santo.
Tantos e tantos momentos, bons e maus, passaram-me pela frente, revelaram-se por todos vós, uma descoberta e um conhecimento que nunca antes foram-me revelados, mas para os quais, desde o baptismo eu estava preparado.
Agradeço a todos vós! Não um único obrigado, mas um desejo de entregar toda a vida por vós! Toda essa autenticidade de entrega quando o mais genuíno do projecto de Deus para a minha vida for revelado.
Estas palavras de nada servem, são sem valor, fracas, mas tentam exprimir algo, não em si próprias, mas pelo que eu próprio quero expressar. Espero que elas vos revelem tudo isso, é a verdade única da minha vida: Jesus Cristo!

Autor desconhecido da década de 80.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Campanário de Verão 7º e ...

. Vocação: um chamar o (teu...

. - VIAGEM A TAIZÉ

. - O MEU CAMINHO NO PRÉ

. - PAIS MAUS

. Revisão de vida

. Passar do acessório ao es...

. - "Missão XXI - Operação ...

. - "CRUZ...eiro da Fé!"

. - Editorial de Maio/Junho

.arquivos

. Março 2009

. Junho 2008

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Outubro 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds