Num destes domingos, respondendo ao servo que multiplicara os dons que o Senhor lhe dera, Jesus disse: «muito bem, servo bom e fiel. Porque fostes fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei grandes coisas. Entra na alegria do teu Senhor.»
Três apelos ou chamamentos que o Senhor nos deixa:
Aprender a multiplicar. A vida de Deus é sempre uma multiplicação: dos bens que saciam (“os pães”), do perdão (“setenta vezes sete”), da vida (“quem come a minha carne... tem a vida eterna”). A fidelidade é pôr a render os dons que recebemos.
Responder nas coisas pequenas. A fidelidade a Deus vive-se na atenção e responsabilidade pelas pequenas coisas do dia-a-dia. Só quem é fiel no que é pequeno pode receber a confiança de Deus para coisas grandes.
Descobrir a alegria. Só quem multiplica com fidelidade é capaz de ver a Deus e alegrar-se no coração de Cristo. Quem não o faz, fica com medo e tudo se torna um esforço, uma ameaça, uma chatice, uma seca. O serviço fiel a Deus é a porta para entrar na alegria do Senhor... e Ele ensina-nos que “é uma felicidade duradoura e profunda ser fiel ao Autor de todos os bens” (oração da Missa do Domingo XXXIII, ano A).
Para este mês, estes são alguns dos desafios de Deus. Olha para as diferentes dimensões da tua vida (a casa, a escola, a catequese, os acólitos ou outro serviço à Igreja, o Pré-Seminário, a rua, a terra...) e vê como andas a viver aí cada um destes três chamamentos feitos pelo Senhor.
Pe Zé Miguel
Director do Pré-Seminário